apreensão

08/05/2012 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:50am

Fiscais do Ibama apreenderam 14 aranhas contrabandeadas da Espanha, ontem à tarde, no Centro de Triagem dos Correios em Passo Fundo. Funcionários do local notaram que havia seres vivos numa pequena caixa oriunda do país europeu quando o pacote passou pelo equipamento de raios X. O órgão ambiental foi acionado, e os fiscais constataram se tratar de dez caranguejeiras de espécies diferentes das encontradas no Brasil e quatro aranhas não identificadas. Quatro dos animais estavam mortos.

A encomenda tinha como destinatário um homem de 27 anos, morador da vila Petrópolis. Em 19 de abril, funcionários dos Correios local já haviam detectado um pacote com animais exóticos, destinado à mesma pessoa. Na ocasião, os fiscais apreenderam oito escorpiões gigantes e três aranhas, enviados da Alemanha. O homem foi ouvido no escritório do Ibama e disse não saber do que se tratava. Ontem, ele não foi localizado para prestar esclarecimentos sobre o novo pacote.

O chefe do órgão em Passo Fundo, Flabeano Castro, diz que o assunto foi passado para o Setor de Inteligência do Ibama, que vai procurar pelo destinatário. Ele alerta que a introdução de bichos exóticos no país sem autorização é crime. A pena prevista é de três meses a um ano de detenção. Castro explica que, como se trata de tráfico de animais, o caso deve ser investigado pela Polícia Federal. Além disso, o homem será multado em R$ 2 mil, mais R$ 200,00 por exemplar. As aranhas terão como destino o Centro de Triagem de Animais silvestres do Ibama, na Capital. Castro diz acreditar que a intenção era a procriação dos aracnídeos para comercialização.