Terapia com células-tronco e ozonoterapia em animais são temas da plenária do CFMV
21/09/2020 – Atualizado em 30/10/2022 – 9:03pm
Os temas terapia com células-tronco e ozonioterapia em animais figuraram na pauta da 339ª Sessão Plenária Ordinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Realizada por videoconferência, nos dias 16 e 17 de setembro, a reunião contou com pesquisadores para debater com diretores e conselheiros presentes. “Trouxemos autoridades sobre os assuntos para podermos conhecer mais sobre os avanços, estudar, analisar e tomar decisões em relação a essas questões, na Medicina Veterinária”, explicou o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida.
A médica-veterinária Patrícia Furtado Malard, diretora da Associação Brasileira de Terapia Celular (ABTCEL), explicou que a terapia com células-tronco possui um mecanismo de ação específico, capaz de liberar vesículas extracelulares com ação anti-inflamatória e imunomodulatória. “O entendimento do médico-veterinário acerca do mecanismo de ação das células-tronco é de extrema importância para a correta triagem do animal e consequente sucesso do tratamento.”, afirmou, em sua apresentação.
O médico-veterinário Jean Guilherme Fernandes Joaquim, presidente da Associação Nacional da Ozonioterapia Veterinária (Abo3vet), falou sobre ozonioterapia em animais, um tratamento que aumenta a quantidade de oxigênio no corpo introduzindo ozônio e tratando doenças. “ Há a ozonioterapia, e as demais terapias inovadoras, integrativas e complementares, como célula-tronco, hemoterapia e nutrologia”, comentou.
De acordo com a Abo3vet, atualmente, dois mil médicos-veterinários trabalham com a ozonioterapia no Brasil. A preocupação do conselho é com a qualidade da capacitação desses profissionais e como eles estão conduzindo os tratamentos.
Campanha e novo site
Durante a reunião, o pleno conheceu detalhes da campanha do Dia do Médico-Veterinário 2020 e do novo site do CFMV. A campanha interativa foi construída de modo colaborativo entre os 27 conselhos regionais e o CFMV, com o mote “O médico-veterinário também cuida de você” e a saúde única como tema central.
“O objetivo é chamar atenção da sociedade para a atuação do profissional em questões ligadas à saúde pública, mostrando que a Medicina Veterinária vai muito além da causa animal”, explanou a diretora de Comunicação do CFMV, Flávia Lôbo.
Lançada no dia 2 de setembro, a campanha ficará nas redes sociais até o final do ano. A iniciativa é fundamentada em quatro temas principais: covid-19; segurança de alimento; controle de zoonoses; e meio ambiente.
Já o novo layout do site do CFMV veio a público no dia 9, Dia do Médico-Veterinário. Além do visual mais clean, está responsivo e com conteúdo reorganizado para facilitar o acesso às informações. A navegação intuitiva respeita as diretrizes de transparência determinadas pela Lei de Acesso à Informação (LAI).
Decisões
O pleno elegeu como conselheiro efetivo Irineu Benevides (suplente), em substituição ao conselheiro João Alves. Além disso, a plenária escolheu os integrantes das comissões de avaliação e julgamento dos indicados aos prêmios Paulo Dacorso Filho e Octávio Domingues.
Diretores e conselheiros também deliberaram sobre processos administrativos dos conselhos regionais, questões contábeis e financeiras, relatório da Comissão de Tomada de Contas do CFMV e a revista do Conselho.
Nominata
Participaram também da reunião o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida; o vice-presidente, Luiz Carlos Barboza Tavares; o secretário-geral, Helio Blume; e o tesoureiro, Wanderson Alves Ferreira, representantes da diretoria. Completaram o grupo os conselheiros efetivos Cícero Araújo Pitombo, José Arthur de Abreu Martins, Irineu Benevides, Francisco Atualpa, Wendell José de Lima Melo, além dos suplentes Fábio Holder e Nestor Werner. Também esteve presente, no momento das apresentações, o médico-veterinário Carlos Alberto Palmeira Sarmento, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Sergipe (CRMV-SE) e diretor científico da Abo3vet.
Assessoria de Comunicação do CFMV