Exportação

18/04/2012 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:50am

O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, telefonou nesta sexta-feira para o embaixador do Brasil na Argentina, Enio Cordeiro, pedindo que comunicasse ao ministro da Agricultura Norberto Yauhar que o governo quer uma solução urgente para as restrições impostas à carne suína brasileira em 1º de fevereiro deste ano, quando foram suspensas as licenças automáticas de importação. Segundo assessores, o embaixador comunicou ao ministro argentino que o governo brasileiro poderá adotar medidas semelhantes às impostas pela Argentina, para restringir as importações de produtos do país vizinho, uma vez que a via diplomática não está sendo suficiente para resolver o problema.

Assessores contam que Mendes Ribeiro se mostrou indignado com o retrocesso nas negociações entre os dois países, pois quando se encontrou com Norberto Yauhar em Buenos Aires, no dia 16 de março, ficou acertado que seria estabelecida uma cota de importação de 3 mil toneladas de carne suína brasileira a partir deste mês, o que ainda não se concretizou.

O ministro brasileiro irá conversar pessoalmente com o ministro argentino sobre o assunto na próxima semana, durante a reunião do Conselho Agropecuário do Cone Sul (CAS), que será realizada na Bolívia. No encontro Mendes Ribeiro transmitirá a presidência do CAS para Norberto Yauhar.