Fundo

14/03/2012 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:50am

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 3226/12, do deputado Enio Bacci (PDT-RS), que cria o Fundo Prol Trabalhadoras Rurais no âmbito do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O objetivo é facilitar a compra de máquinas e equipamentos agrícolas que possibilitem o aumento da produção da mulher no campo. Serão beneficiadas as trabalhadoras rurais organizadas na forma de micro e pequenas empresas.

Se aprovado, o fundo será gerido por um conselho administrativo e terá obrigatoriamente representantes do Ministério da Agricultura e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

Os recursos que constituirão o fundo serão previstos nos orçamentos da União, dos estados e dos municípios, além de outras fontes definidas no regimento interno do órgão competente.

“Em pleno século 21, é notório que a mulher brasileira, em especial a trabalhadora rural, é discriminada. Por meio desta proposta, pretende-se viabilizar o desenvolvimento do mercado de trabalho para a mulher ligada ao setor primário”, afirma Enio Bacci.

Tramitação
O projeto será analisado em conjunto com o Projeto de Lei 6277/09, sujeito à apreciação conclusiva pelas comissões.