Abate
12/03/2012 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:50am
Em trabalho conjunto com a Polícia Civil, a Supervisão Regional do Departamento de Defesa Agropecuária de Estrela obteve autorização judicial e efetuou neste sábado (10) o abate sanitário de 32 galos de rinha, apreendidos em dois locais do bairro Planalto, no município de Lajeado. Os animais foram encontrados em duas propriedades, que não possuíam cadastro junto ao Serviço Oficial de Defesa Sanitária. Também havia evidências de que os locais serviam de palco para rinhas, além de maus tratos aos animais.
Risco sanitário
Segundo o veterinário Felipe Lopes Campos, além dos maus tratos, as rinhas representam um grande risco sanitário para a cadeia da avicultura, que possui extrema relevância social e econômica para o Brasil, especialmente na região, um dos maiores polos de avicultura do país.
A carne dos 32 galos abatidos não pode ser doada, pela possibilidade da presença de resíduos de fármacos, frequentemente utilizados no preparo dos animais para as rinhas.
A operação teve ainda a colaboração das Inspetorias Veterinárias e Zootécnicas (IVZs) de Taquari e São Sebastião do Caí. O sacrifício se deu através de método recomendado pelo Código Sanitário para Animais Terrestres da OIE (Organização Internacional para Saúde Animal), obedecendo aos regulamentos técnicos de abate humanitário.