Como lidar com gatos que têm acesso à rua
13/04/2020 – Atualizado em 30/10/2022 – 9:29pm
Para quem mora em ambientes térreos e tem gatos, é difícil mantê-los dentro de casa. Ágeis e curiosos, sempre dão um jeito de escalar um muro ou encontrar a menor fresta para conseguir dar aquela voltinha na vizinhança. Isso não é motivo para pânico!
Claro, o ideal é mantê-los sem acesso à rua, mas se não houver jeito, a boa notícia é que dificilmente alguém consegue tocá-lo ou aproximar-se muito, então, é pouco provável que ele se torne um carreador do novo coronavírus. Por outro lado, como não se sabe por onde ele andou e em que se esfregou, ao voltar para o aconchego do lar, o ideal é dar banho no bichano. Se ele sai várias vezes ao dia, escove e lave as patinhas com água e sabão, de preferência, com produtos apropriados para pets.
Não pode álcool gel? Não. O produto pode causar alergias, ser lambido pelo gato e levar a problemas hepáticos, além de não ser eficiente quando aplicado no pelo do animal, onde se depositam inúmeras partículas. Ou seja, o ideal é manter o gato em quarentena também, dentro de casa, para proteger a saúde de todos.