Suínos

05/12/2011 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:04am

O município de Rio Preto da Eva ganhou no último sábado o primeiro abatedouro de suínos do Amazonas. O empreendimento tem capacidade para abastecer o mercado consumidor de Manaus e entorno. A unidade tem o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e poderá comercializar a carne em todo o Estado. O secretário de Produção Rural, Eron Bezerra, anunciou que um segundo abatedouro para animais de pequeno e médio porte está em fase de finalização em Manaus.

Segundo ele, além de aumentar a produção de carne no Estado, a Sepror tem o objetivo de garantir segurança alimentar para a população. “Essa é a importância de um instrumento como esse. O SIE serve para comprovar a origem do alimento que está sendo comercializado”, explicou.

O produtor rural Elias Martins da Silva, proprietário do abatedouro de suínos, destacou o apoio que recebeu do Governo do Estado. “Recebi todo o apoio técnico necessário para finalizar esse projeto. Minha intenção é seguir os padrões sanitários e a legalidade”, disse.

Carlinhos, como Elias é conhecido, afirmou que deverá abater até 4,5 mil leitões por ano. Seu próximo passo é inserir o produto nas redes de supermercado de Manaus. A carne suína poderá ser encontrada em mercadinhos da capital.

Além da Sepror, participaram da solenidade de inauguração a Superintendência Federal de Agricultura do Amazonas, a Federação da Agricultura do Estado do Amazonas (FAEA), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Conselho Regional de Medicina Veterinária, prefeito de Rio Preto da Eva, Fúlvio Pinto e o deputado estadual Sidney Leite.