Atividade

22/11/2011 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:04am

Atualmente, a inserção da homeopatia na grade curricular no curso de Medicina Veterinária é um dos desafios do segmento. De acordo com a especialista em homeopatia, Mara Ceribelli Nechar, esse tipo de tratamento ainda não ocupa o seu devido espaço no meio acadêmico porque ainda há um certo desconhecimento por parte das universidades perante ao assunto. ”A homeopatia é um tratamento complementar que deve ser disseminado e adotado na grade curricular das universidades”, destaca.

Laerte Francisco Filippsen, pesquisador e médico veterinário do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), revela que a medida em que esse tipo de tratamento começar a ser descoberto pelo meio acadêmico, as universidades começarão a demonstrar interesse pela homeopatia.

Filippsen enfatiza que a procura por uma carne mais saudável, livre de resíduos químicos, abrem as portas para a homeopatia. Porém, ele pondera que o tratamento alopático, em hipótese alguma, deve ser definitivamente descartado. ”Há casos em que só a homeopatia não resolve. Muitos deles necessitam de até uma intervenção cirúrgica”, sublinha o médico veterinário. (R.M.)