Satélite

20/10/2011 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:04am

A agência espacial americana (Nasa) adiou o lançamento do satélite de observação meteorológica e climática para o dia dia 28 de outubro. O satélite ajudará a prever tempestades extremas e fornecerá uma visão mais apurada das mudanças climáticas.

O satélite de 1,5 bilhão de dólares, denominado “National Polar-orbiting Operational Environmental Satellite System Preparatory Project”, ou NPP, será o primeiro a medir as mudanças de curto e longo prazo no tempo e no clima, explicou a Nasa.

O lançamento, inicialmente marcado para o dia 27 de outubro, “foi reprogramado para o dia 28 de outubro”, anunciou a Nasa em uma mensagem no microblog Twitter.

O NPP será lançado da Base da Força Aérea Vandenberg, na Califórnia, entre as 09H48 e as 09H57 GMT (07H48 e 07H57 de Brasília) de sexta-feira, 28 de outubro.

O satélite, que tem o tamanho de um veículo utilitário, levará cinco instrumentos que lhe permitirão estudar a temperatura e a água na atmosfera, o impacto das nuvens e dos aerossóis na temperatura, e a resposta das plantas terrestres e marinhas às mudanças ambientais.

Os meteorologistas da Agência Oceânica e Atmosférica Americana (NOAA) incorporarão os dados obtidos pelo NPP em seus modelos para produzir previsões meteorológicas e de vigilância que auxiliem nos serviços de emergência e no combate aos diferentes tipos de catástrofes naturais.