Agropecuária

13/09/2011 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:06am

Os municípios da região Sudoeste do Paraná estão se mobilizando para retomar e fortalecer os Conselhos Municipais de Sanidade Agropecuária (CSAs). O objetivo dos conselhos é monitorar, acompanhar, conscientizar e propor ações educativas para que os produtos da agropecuária paranaense sejam saudáveis, tenham qualidade e respeitam o meio ambiente.

A retomada dos CSAs no Sudoeste foi reforçada durante uma reunião da Associação dos Secretários da Agricultura do Sudoeste do Paraná (Assema) com técnicos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) – e também na Via Tecnológica do Leite, em Francisco Beltrão, ocorrida em junho com a participação do secretário da Agricultura, Norberto Ortigara.

“Nesses encontros, foram abordados vários assuntos ligados a aspectos sanitários e de segurança alimentar, cujas ações dependem da ação forte dos conselhos”, explica o chefe do núcleo regional da Seab em Francisco Beltrão, Neri Munaro.

Nesta terça-feira (13) acontecem reuniões dos CSAs em Enéas Marques, Verê, Nova Esperança do Sudoeste, Manfrinópolis e São Jorge do Oeste. Na quinta-feira (15), o encontro será em Dois Vizinhos. Já em Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu e Flor da Serra do Sul os debates ocorrem no dia 20.

Segundo Munaro, foi elaborada uma agenda básica para ser cumprida em todos os municípios. Entre os temas a serem discutidos estão o sistema de inspeção de produtores de origem animal e vegetal, manejo e conservação de solos, campanhas de vacinação contra febre aftosa, manejo integrado de pragas, doenças e invasoras e programa de erradicação da brucelose e tuberculose.

Já foi realizada uma reunião do CSA no município de Salgado Filho, que contou com a participação de 23 pessoas. Uma das questões levantadas foi a produção de uva e vinho, uma vez que o município é tradicionalmente produtor e tem problemas com os agrotóxicos aplicados nas pastagens que prejudicam os parreirais. Também foi discutida a produção de alimentos saudáveis para atender os programas oficiais que hoje têm demanda, mas ainda são insuficientes – como PAA, PNAE (de compra direta e merenda escolar).

“A participação e atuação do CSA para auxiliar na sanidade é muito importante. Graças à sua atuação e ao empenho dos técnicos, o município tem conseguido 100 % de vacinação contra brucelose”, afirma o presidente do CSA de Salgado Filho, o agricultor Nelcindo Jandir Hoffmann.