Agricultura oficializa Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica
13/12/2019 – Atualizado em 30/10/2022 – 9:30pm
Anunciado em outubro pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica foi oficializado hoje, por meio da Portaria nº 264, publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Atualmente, segundo artigo publicado na página 22 da edição 82 da Revista CFMV, o país possui 95% de sua suinocultura industrial livre da Peste Suína Clássica (PSC) e é reconhecido como zona livre pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). O Nordeste, no entanto, possui áreas endêmicas da doença. Recentemente, houve surtos nos estados do Ceará, Piauí e Alagoas.
“A PSC causa prejuízos sanitários e socioeconômicos graves, principalmente pelas perdas diretas e restrições comerciais impostas a produtos oriundos de áreas não livres da doença”, diz o texto da revista, assinado por cinco pesquisadores da Embrapa Aves e Suínos e três do Mapa, entre eles, o diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Geraldo Moraes.
O plano estratégico foi capitaneado Programa Nacional de Sanidade de Suídeos do ministério e será implementado nos 11 estados brasileiros considerados zona não livre da PSC no país: Alagoas, Amapá, Amazonas (parte), Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima. Juntos, reúnem cerca de 18% do rebanho suíno nacional, com cerca de 300 mil estabelecimentos rurais, segundo o Mapa. A ideia é que ministério faça o acompanhamento das medidas a serem tomadas, as quais ficarão a cargo dos estados.
Mais informações:
Mapa implementa plano estratégico para erradicar Peste Suína Clássica
Documento (PDF): Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica
Artigo técnico sobre Peste Suína Clássica e Peste Suína Africana (pág.22, número 82)
Assessoria de Comunicação do CFMV