Novidade

20/07/2011 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:09am

A água de coco substitui material importado como conservante. Em forma de pó, basta misturar com água para aproveitar benefícios.

Combina com praia, com sossego e tem tudo a ver com saúde.“Tem tudo o que você pode esperar: tem sais minerais. É uma fruta natural, barata ainda”, afirma o aposentado Gilberto Borges.

Esta última vantagem fez da água de coco matéria-prima também para a ciência. Pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (UECE) descobriram que o material genético de animais como peixes ameaçados de extinção pode ser conservado durante um longo tempo se estiver diluído em água de coco, o que dispensa o uso de materiais importados e caros.

“Quando você usa água de coco, a relação custo-benefício cai 1.000%. Temos a chance de colocar isso no mercado de uma forma bem prática, mesmo porque o Nordeste é muito abundante em coco”, conta o pesquisador José Ferreira Nunes.

Na forma de gel a água de coco ainda tem outra aplicação para a preservação de espécies. Mas, neste caso, depois que os animais nasceram, serve, por exemplo, para diminuir a mortalidade dos pintinhos durante o transporte.

“É um processo que pode demorar horas, dias. Este produto à base de gel com água de coco é colocado dentro da caixa de pintinhos no momento da saída dele para a viagem, e ele vai ter à disposição os nutrientes da água de coco e também a capacidade que ela tem de mantê-los hidratados, diminuindo a mortalidade do transporte até chegar à granja”, afirma a pesquisadora Márcia Helena Sobral.

Mesmo longe da praia, é possível experimentar a água de coco assim: na forma de pó. Basta acrescentar água. Ainda tem as opções com sabores de frutas. Tudo sem conservantes, para manter a característica principal do fruto que é tão bom para a ciência quanto para o paladar dos consumidores mais exigentes. "É mais saudável", diz uma mulher.