CFMV participa de evento internacional sobre melhores práticas de ensino na Medicina Veterinária
21/03/2019 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:33am
O secretário-geral do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Helio Blume, e o presidente da Comissão Nacional de Educação em Medicina Veterinária (CNEMV), Rafael Mondadori, participaram, entre os dias 06 a 10 de março, da Conferência Anual da Associação Americana de Escolas de Medicina Veterinária (AAVMC), em Washington, DC.
O evento é considerado um fórum para educadores médicos-veterinários que compartilham ideias, melhores práticas e formas de abordar os desafios enfrentados pela área acadêmica da profissão no mundo atual, considerando principalmente aspectos de inclusão e diversidade.
A conferência se concentrou em várias áreas-chave, incluindo competência cultural, gestão de grupos de trabalho com diversidade cultural e de gênero, gestão de instituições de educação superior, resolução de conflitos em ambiente de trabalho, problemas de saúde e bem-estar de docentes e discentes.
“Uma das grandes novidades apresentadas no evento foi um projeto piloto que envolve o desenvolvimento de estrutura de credenciais digitais baseadas em blockchain para aprendizagem baseada em competências na indústria veterinária. Especialistas de todo o mundo compartilham novas ideias sobre recrutamento e admissão de estudantes, especialmente no que se refere à construção do corpo estudantil diversificado e da força de trabalho que nossa profissão precisa e merece”, explica Rafael Mondadori.
Reunião do CIVME – Council on International Veterinary Medical Education
Um dia antes da conferência, houve uma reunião do CIVME (The Council on International Veterinary Medical Education), que é um órgão da AAVMC. O conselho cumpre o papel de fortalecer as melhores práticas em escolas de Medicina Veterinária, melhorar a colaboração entre pesquisadores da área de educação e disseminar inovações e avanços científicos, visando à equalização mundial dos critérios de qualidade na formação do médico-veterinário.
O órgão é composto por 16 médicos veterinários de todas as regiões do mundo, sendo que um dos representantes da região da América Latina e Caribe é o presidente da CNEMV, Rafael Mondadori. Os conselheiros se reúnem mensalmente, por videoconferência, e duas vezes ao ano, presencialmente. O CIVME atua em conjunto com a Associação Mundial de Medicina Veterinária (WVA) e com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). As discussões mensais do Conselho têm sido focadas na coleta dos dados e contato com escolas de Medicina Veterinária do mundo. O CIVME já possui algumas publicações na forma “newsletters” que podem ser consultadas aqui.
“Durante a reunião, além de diversos outros assuntos, foram abordados temas como: alteração da coordenação do CIVME, análise e se seleção de três projetos de pesquisas na área de educação veterinária que serão financiados com orçamento do CIVME, manutenção do financiamento do CIVME pela AAVMC, programação de seminários via web sobre educação veterinária e agendamento do próximo encontro”, descreveu Mondadori.
Assessoria de Comunicação do CFMV