Kyoto

08/06/2011 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:10am

País não negocia novo período se EUA e China não ratificarem acordo.

Cúpula do clima acontece desde segunda-feira em Bonn, na Alemanha.

O Canadá confirmou nesta quarta-feira (8) que não vai apoiar uma possível prorrogação do Protocolo de Kyoto, que deverá vencer no fim de 2012, se posicionando ao lado de Japão e Rússia na rejeição de negociações para um novo pacto climático de emissões.

O atual protocolo obriga que as nações industrializadas reduzam suas emissões entre 2008 e 2012. O Canadá exige que os Estados Unidos e alguns emergentes, como a China, cumpram as mesmas metas para que o acordo seja validado.

Entretanto, as nações pobres e economias emergentes querem a extensão deste pacto, causando um impasse na reunião do clima que acontece em Bonn, na Alemanha.

"Podemos dizer que não vamos entrar na questão do segundo compromisso de Kyoto", afirmou Judith Gelbman, membro da delegação do Canadá. O país informou ainda que não poderá cumprir o corte de emissões sob o primeiro compromisso de Kyoto, o que enfureceu ambientalistas e e países em desenvolvimento.

A secretária-executiva da ONU para o Clima, Christiana Figueres, afirmou no início da semana que já passou o prazo para a obtenção de um novo acordo climático que substitua a tempo o Protocolo de Kyoto antes de seu vencimento.

Segundo ela, mesmo que os países cheguem a um acordo, este terá que ser aprovado em seus parlamentos, passando por um longo processo de ratificação.