Alimentos

20/05/2011 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:10am

Um encontro ministerial do Grupo dos 20 (G-20) começou a discutir, ontem, na Argentina, se os preços dos alimentos precisam de regulamentação

Um encontro ministerial do Grupo dos 20 (G-20) começou a discutir, ontem, na Argentina, se os preços dos alimentos precisam de regulamentação ou podem ser regidos pela liberdade de mercado, enquanto a França pediu para que fosse criada uma "nova governança" em nível mundial na agricultura. "É preciso encontrar uma nova governança para a agricultura ao nível mundial. É necessário regular melhor o mercado", disse o ministro da Agricultura da França, Bruno Le Maire, antes da cúpula do G-20.

Le Maire disse que a França "não tem, em caso nenhum, a intenção de limitar o preço das matérias-primas agrícolas" e acrescentou que "o que queremos combater é a volatilidade excessiva [dos preços] e a especulação sobre as matérias-primas".

Brasil e Argentina, grandes produtores de alimentos, e o México, são os três países latino-americanos que integram o G-20. O encarecimento dos alimentos entrou no radar de grandes organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e o G-20.