50 Anos

11/12/2020 – Atualizado em 11/12/2020 – 8:04pm

Balanço triênio 2017-2020 > Inovação

Em 2018, os médicos-veterinários e zootecnistas comemoraram os 50 anos de regulamentação das profissões no Brasil. Por ser um ano eleitoral, as campanhas e eventos comemorativos foram suspensos, mas foram realizados no ano seguinte, em 23 de outubro de 2019, com o fechamento do cinquentenário.

Por indicação do médico-veterinário e deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), a Câmara dos Deputados promoveu uma sessão solene em homenagem aos 50 anos do Sistema CFMV/CRMV, no Plenário Ulysses Guimarães. Foi um reconhecimento ao trabalho prestado pelos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária em prol da valorização dos médicos-veterinários e dos zootecnistas e do bem-estar dos animais.

Prêmios

Para finalizar a celebração, no mesmo dia foram entregues os prêmios Professor Paulo Dacorso Filho e Professor Octávio Domingues, homenagens concedida a médicos-veterinários (desde 1977) e zootecnistas (desde 2008) que realizaram serviços relevantes para a ciência veterinária ou para o desenvolvimento agropecuário no país. A solenidade contou ainda com a entrega da “Comenda Ivo Torturella”, instituída pelo conselho em comemoração ao seu jubileu de ouro.

Na edição de 2018, receberam os prêmios: Maria José de Sena (Prêmio Professor Paulo Dacorso Filho) e José Neuman Miranda Neiva (Prêmio Professor Octávio Domingues). Já as Comendas Ivo Torturella foram designadas para Alberto Neves Costa, Aristeu Pessanha Gonçalves, Benedito Dias de Oliveira Filho, David Driemeier e Carlos Wilson Gomes Lopes. 

Livro

Livro 50 anos do Conselho Federal de Medicina VeterináriaNa ocasião ainda foi feito o lançamento do livro “50 anos do Conselho Federal de Medicina Veterinária”, editado de forma inovadora pelo conselho. A obra reúne a história de cinquenta médicos-veterinários, de diversos segmentos que contribuíram para o crescimento e a valorização da Medicina Veterinária, e que colaboraram, de maneira ímpar, para o desenvolvimento do Sistema.

 

voltar ao balanço da gestão triênio 2017-2020